catolico · · Virgem Maria

Coroação pontifícia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – 08/09/1904

Quando os três pescadores – Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso – encontraram o corpo e a cabeça da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e deu-se o Milagre das águas, eles a vestiram, carinhosamente, com um manto e uma coroa. No ano de 1717 quando a santa “aparecida” no Rio Paraíba do Sul ganhou uma capela e um altar.

Quase 200 anos depois, o Brasil inteiro ofereceu a ela uma coroa de ouro, cravejada de diamantes e rubis. O presente da Princesa Isabel foi entregue na solenidade da Coroação em 8 de setembro de 1904.

Foram cerca de três anos de preparação para aquele momento, desde que o Episcopado da Província Meridional solicitou à Santa Sé a permissão para o ato solene, enviada em fevereiro de 1904 pelo Papa Pio X.

Assim, o símbolo milenar de realeza e poder reafirmou a grandeza da Virgem Negra que passou a ter missa e ofício próprios a partir de 1906.

Mais de 15 mil pessoas (multidão impressionante para a época) participaram da Missa pontifical em frente ao Santuário, hoje Matriz Basílica. Ao descrever a cena, Padre Machado afirma que Dom José de Camargo Barros, Bispo de São Paulo, verteu lágrimas de emoção ao segurar a coroa sobre a cabeça da Imagem milagrosa, enquanto a multidão nem se movia.

Quando a coroa tocou a Imagem, a população interrompeu o silêncio com “estrondosa salva de palmas, aclamando em uníssono ‘Viva Nossa Senhora Aparecida’!”.

Um comentário em “Coroação pontifícia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – 08/09/1904

Deixe um comentário